badge

O Império Contra-ataca. Primeiro o fim do mundo figurativo. Agora o fim do mundo literal. Não bem. Mas quase. Só um bocadinho mais a Norte.

Wednesday, August 30, 2006

1 Mês - Quando o tempo passa rápido mas não tanto quanto seria de esperar.

Ponto prévio (ena o meu blog já tem disto. espectáculo): Este post está a ser escrito quando passam já alguns dias desde que fez um mês que cá estou.

Quando eu era pequenino, um mês tinha uma imagem intemporal. De infinito. O que vinha daí a um mês era mais ou menos a mesma coisa que ser no dia de S. Nunca. Ainda me lembro quando gamei aqueles 2 contos aos meus pais. Andava na primária e estourei tudo em bolos e pouco mais. Claro que fui apanhado (quem não é?) e tive direito a castigo. O castigo foi 1 mês inteiro sem comer doces e quem me conhece sabe o que isso custou. Não era à toa que a minha alcunha era Xalo Bomboca e a frase mais famosa era "Oh buôa(1) dá-me uma chicla!". Ora um mês para mim era como passar o resto da vida sem comer doces. Foi o desespero. Cumpri o castigo religiosamente. Ainda hoje me lembro de cada doce que tive de recusar. Mas o susto que apanhei quando me disseram para fazer a mala que ia para a prisão não me saia da cabeça e pelo sim pelo não era melhor obedecer. Até os rebuçados que recebia da minha professora como prémio por ler um texto correctamente eram guardados numa caixa à espera que o mês passasse. Quando o mês finalmente passou... corri para essa caixa mas os rebuçados (Catraias lembram-se? Aqueles rebuçados que eram basicamente açúcar em ponto) estavam completamente derretidos numa amalgama de sacarose e papel. Não quis saber. Comi na mesma e souberam-me pela vida.

Posta esta bela introdução acerca da nossa falta de consciência do que é um mês quando somos pequenos, passo para o presente. Hoje em dia para nós, um mês passa a correr. Não foi bem o caso por aqui. Este custou cada um dos seus 31 dias. Não passou rápido o que é chato por dois motivos. 1. Porque se estivesse mesmo a gostar da experiência isto teria passado mais rápido; 2. Porque não estando gostaria que tivesse passado mais depressa. Mas é mesmo assim. Já passou um mês e já estou em pleno segundo. Vamos olhar para a frente e ver o que acontece. Entretanto, deixo aqui um balanço daquilo que sinto e não sinto falta neste mês que passou. As pessoas, essas deixo-as de fora porque já estão fartas de saber que tenho saudades delas e se não sabem então também não merecem a referência :P.

Então cá vai:

Coisas de que sinto falta ao fim de um mês

- Ruas sem esgotos ao ar livre e lixo por todo o lado
- Civismo
- Carne de Porco
- Cais de Gaia e Costa Nova
- Francesinha (poderá estar incluída na carne de porco?)
- Discussões futebolísticas em que todos apoiam a minha visão dos factos porque são todos portistas
- Autocarros grandes
- Pacotes de açúcar nos cafés
- Pronúncia do Norte (aqui se calhar até existe mas eu ainda não percebo bem o árabe)
- Manuela Moura Guedes
- Entrevistas com o Luís Filipe Vieira


Coisas de que não sinto falta ao fim de um mês

- Discursos do Cavaco Silva (deixem só chegar aos 4 meses que acho que até disso vou sentir falta)
- Palavras como incipiente ou ideossincrassias
- A falta de capacidade para convencer que realmente sente o que diz da parte do Sócrates
- Referências à vergonha que é o esquecimento do Apito Dourado (como é que pode estar esquecido se ainda pelo messenger todos os dias tenho alguém a falar disso?)
- Automobilistas que insultam outros (aqui tb há mas eu não percebo os insultos)
- Noticiários deprimentes todos os dias às 8 da noite.
- Listas da UE a dizer que Portugal é o último país da UE nisto ou naquilo
- Pagar 2 euros por um café
- Emplastro
- Capas do jornal A Bola
- Sinos de igreja (aqui substituidos por um chamamento para a prece que se ouve por toda a cidade 5 vezes por dia sendo que a primeira é às 4h30 da manhã).

Claro que qualquer uma das listas podia ser mais extensa. Mas aí corria o risco de tornar este meu post maçador. Ai já é? Bolas...
(1)- Avô em linguagem tripeira para que não conhece.

6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Sentido de humor mais ou menos restabelecido: confere.

31/8/06 6:02 AM

 
Anonymous Anonymous said...

Com que então a Manuela Moura Guedes não sabe que tens saudades dela e merece a referência? É assim que se descobrem as verdades...

31/8/06 6:06 AM

 
Blogger Tu(g)areg Porteño said...

Ups fui apanhado... :P

31/8/06 7:40 AM

 
Anonymous Anonymous said...

És lindo, Panilas!!!! =D
Aguenta, não dói..
Aquele abraço!!!

31/8/06 4:19 PM

 
Blogger O Turista said...

Tenho acompanhado aqui as tuas aventuras em terras mouras... tens de continuar com o bom sentido de humor... isso sim... assim o tempo voa! ;)
:)
Abraço e força amigo!

O Turista - http://turistar.blogspot.com/

3/9/06 10:41 AM

 
Blogger Tu(g)areg Porteño said...

Erm... não sei não :P Abraço.

4/9/06 7:40 AM

 

Post a Comment

<< Home