badge

O Império Contra-ataca. Primeiro o fim do mundo figurativo. Agora o fim do mundo literal. Não bem. Mas quase. Só um bocadinho mais a Norte.

Friday, March 16, 2007

Torres del Paine para trás. Agora é El Calafate.

Carissimos! Cheguei ontem à noite de Torres del Paine. Estive lá dois dias. Resumindo, o objectivo era fazer um tour por todo o parque no primeiro dia e subir em direcçao às torres. Pelo meio dormir num camping e chegar as torres durante a noite para ver lá o amanhecer que dizem ser fantástico. O tour correu bem, na companhia de um casal de catalaes com quem fui falando todo o dia. Por volta das 5 da tarde termina o tour e o autocarro que seguia de volta para Puerto Natales deixa-me na entrada do parque, junto à Laguna Amarga onde apanhei um transfer ate ao hostal las torres. Aí deixei a minha mochila grande e subi apenas com a pequena. Já nao havia muita luz e o caminho, meus amigos, é lixado que se farta. Sobe, sobe, sobe e quando as pernas já nao aguentam... sobe ainda mais. Ainda assim fiz o caminho em hora e meia (está definido como tendo duas horas) e cheguei ao primeiro camping. Queria ainda chegar ao segundo mas a noite era escura já e decidi nao arriscar. Quando lá cheguei tive a primeira surpresa desagradável. Já nao havia tendas para alugar por isso ia ter de ficar numa cama do abrigo. Confesso que pagar 40 euros por uma cama num beliche de tres andares num total de 9 pessoas por quarto me irritou um bocado. Mas adiante. Era suposto acordar às 5 da manha e fazer o resto do caminho até ao segundo camping e dai ate as torres as escuras. Queria ver se alguem planeava subir mas ninguem tinha essa intençao. E eu... claro está... adormeci. Acordei às 6 da manha e apesar de ainda escuro ja se via o ceu a clarear ao longe. Pus as pernas a caminho que se faz tarde e comecei o caminho. Algo cauteloso porque nao via nada à frente acabei por me perder algures. Quando dei por mim estava a subir um monte enorme de gatas tal era a inclinaçao. Pensei... nao pode ser este o caminho! Ha gente que sobe com as mochilas e tendas para o segundo camping. Para ajudar... tinha-me esquecido da garrafa de água! É um bem bastante precioso. Para terem noçao nas menos de 24 horas que demorei no caminho ate as torres bebi mais de 5 litros. Os meus rins fizeram a festa. Como ja nao ia apanhar o amanhecer, decidi voltar atrás a buscar a minha garrafa e a pedir melhores informaçoes. Posto isto la subi. A meio do caminho começam a aparecer as pessoas em sentido contrario. Pudera... o amanhecer ja tinha sido. Nao interessa... continuei a subir ate que me encontrei junto à base das torres. deitei-me la numa pedra (ate porque as minhas pernas nao permitiam outra posiçao) e fiquei por la sozinho a contemplar as torres durante 30 minutos. Depois... toca a descer porque nao tinha muito tempo. E depois de duas horas a subir esperavam-me 4 a descer. Quando cheguei ao pe do lugar onde o transfer me ia buscar pus-me a pensar. Sinceramente, acho que nao valeu assim tanto a pena. No primeiro dia apanhei um dia fantástico e pude ver as torres durante todo o dia. O dinheiro que gastei para la ficar mais o cansaço e aquilo que a subida exigiu do meu corpo faz com que pense que nao valeu a pena o esforço. Claro que é lindo. Claro que uma pessoa se sente bem a chegar la acima. Mas pesando bem os prós e contras acho que nao valeu assim tanto a pena. Depois foram 4 a 5 horas de viagem para El Calafate onde cheguei ontem. Descobri os primeiros Israelitas simpáticos. Estive um bocado à conversa com 3. Hoje é dia de descanço. As pernas lembram-me constantemente que ontem estive nas torres e por isso decidi nao ir a nenhum tour. Fico simplesmente a vegetar aqui na cidade. Parece-me bem ;)

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

:)ao ler-te fico cansada...mas deve estar a ser uma experiencia unica,aproveita muito cada pedacinho.

Beijos...ah...ja agora...sabias que o FCP perdeu??

Maria(Benfiquista_ate_a_morte)de cinfaes

19/3/07 1:36 PM

 
Anonymous Anonymous said...

Hola Gonzalo,

Somos Ivette y Ferran, tus compañeros catalanes del PAINE, esta tarde nos hemos conectado a tu web y hemos visto todas las fotos colgadas. Impresionantes!!!! Sigues estando de viaje??? nosotros estamos trabajando!!!!! Esperamos que estés bien y te mandamos muchos regards desde Barcelona!!!!!!

1/4/07 11:34 AM

 
Blogger Tu(g)areg Porteño said...

Hola! Hola!!!

Si todavia sigo en viaje. Estoy ahora en Uyuni seguindo para Salta. Despues envio las fotos que tenemos juntos! ;) Ah! Y me quede dormido. no llegue en tiempo a las torres para mirar el amanecer :P

despues hablamos mejor que aca en uyuni la conexion no es muy buena.

(hablar castellano es mucho mas facil que escrevir :P)

1/4/07 3:17 PM

 

Post a Comment

<< Home