badge

O Império Contra-ataca. Primeiro o fim do mundo figurativo. Agora o fim do mundo literal. Não bem. Mas quase. Só um bocadinho mais a Norte.

Wednesday, January 03, 2007

A vantagem de não ser turista em Buenos Aires

A vantagem de andar por Buenos Aires sem ser na perspectiva de turista é que a cidade nos apanha meio de surpresa. Às vezes perguntam-me porque nao ponho mais fotos de Buenos Aires no blog. E a resposta é simples. Não ponho porque não as tiro. E porquê? Porque... Buenos Aires não é uma cidade que tenha um momumento para fotografar. Quer dizer... ter tem. Mas não tem por exemplo uns Jerónimos, uma Ribeira ou uma Notre Dame. Buenos Aires vale pelas suas ruas, pelo seu espírito, pelo seu andamento. Vale pelo seu conjunto. Para tirar fotos da cidade tinha de estar permanentemente a carregar no botão e mesmo assim não ia conseguir captar a essência disto. Buenos Aires é uma espécie de Barcelona sem Gaudi. Sem Gaudi mas com a Boca, com S Telmo ou com Palermo. Buenos Aires é feito pelas pessoas. Pela sua energia. Mas prometo que ainda saco umas fotos obrigatórias para vos mostrar.

Mas dizia eu que é uma sorte não ser turista cá. Porque sem andarmos à procura de um lugar específico, às vezes damos connosco em sítios fantásticos. Onde nos sentimos mesmo bem. Vamos descobrindo a cidade sem ir à procura de nada. As coisas é que parecem vir no nosso encontro. No primeiro fim-de-semana em que tive cá a Catarina, decidimos ir a S. Telmo exclusivamente para lhe mostrar um café típico de Buenos Aires. Já lá tinhamos estado e tinha show de tango e tudo. Quando lá chegamos estava fechado (era dia 24 de Dezembro) e assim sendo decidimos ir a outro café qualquer ali ao pé só para parar o ronco do estômago. E olha... não fomos a um café típico de Buenos Aires... acabamos NO café típico de Buenos Aires. Sem saber. Paredes cobertas, decoração típica, escritores nas mesas... tirado de um filme. Mesmo bom. Ora vejam:



6 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Gostei particularmente deste texto e encantaram-me as fotografias. Tenho de lá ir. Anota.

3/1/07 9:53 AM

 
Blogger Tu(g)areg Porteño said...

Eu anoto! E anotava o teu nome também... se o soubesse :P

3/1/07 1:14 PM

 
Anonymous Anonymous said...

E ser turista e ser apanhada de surpresa? :)

Mas parece-me que Buenos Aires é a cidade ideal para se passear sem ter pressa de picar o ponto nos locais turísticos. Simplesmente, passear até deixar de coneguir contar quadras!

3/1/07 1:15 PM

 
Blogger Monica said...

Parece-me que ao fim de 1 mês e meio em Buenos Aires conseguiste captar toda a essencia dessa cidade. Olha que conheço gente que está aí há mais tempo e está longe de chegar a esse ponto. Parabéns. :)

4/1/07 5:32 PM

 
Anonymous Anonymous said...

faltou falares dos bons guias que tens. a primeira vez que foste a san telmo nao tinhas gostado mto :P

quero é ler o post que vem depois do dia de amanha....

:P

5/1/07 10:52 PM

 
Anonymous Anonymous said...

E os Reis Magos tb chegam a BA?
Mãe querida pergunta

6/1/07 7:15 AM

 

Post a Comment

<< Home