badge

O Império Contra-ataca. Primeiro o fim do mundo figurativo. Agora o fim do mundo literal. Não bem. Mas quase. Só um bocadinho mais a Norte.

Sunday, February 11, 2007

Sopas

Tenho tentado acompanhar o que se tem falado sobre o Aborto em Portugal.

Segundo a abertura dos vários telejornais das 20h, as sondagens apontam para perto dos 60% de abstenção. Acho isto vergonhoso, ainda que eu faça parte da mesma. Mas faço porque não me foi permitido votar. Estou fora e, pelo visto, um referendo não tem importância suficiente para ser votado em Embaixadas.

O voto é mais do que um direito. É uma obrigação. Votem em branco, nulo, sim, não. Mas votem! Este nível de abstenção é simplesmente inacreditável. É o espelho dos cidadãos portugueses: estão-se a marimbar para a sociedade.

Se o referendo de 98 não deu outra hipótese ao governo de Socrates que não fosse novo referendo, os resultados deste dão-lhe todo o direito de chamar a si a Marioria Absoluta para fazer valer a opinião do governo eleito por direito pelos portugueses. Se o povo não quer saber, então que o governo cumpra o seu papel. Que faça valer em votação na assembleia o sim que apoia e que só não vence porque o nível de abstenção não permite veicular o referendo.

Que tristeza de gente pá. Se faz sol vai tudo para a praia. Se chove fica tudo em casa. É porque a opinião deles é pouco importante.

6 Comments:

Blogger Monica said...

Não estejas preocupado, essa é uma questão que não levantou dúvidas: a lei vai mudar mesmo havendo 60% de abstenção.

Pela forma como esta campanha decorreu só me apetecia votar "nim" pelos argumentos de ambas as partes...

11/2/07 2:35 PM

 
Anonymous Anonymous said...

Tens razão e se a campanha foi triste, o arrazoado da comemoração da vitória foi lamentável. Trata-se tão somente de uma adequação da lei à realidade e de permitir que quem não pode (Porque quem pode até nem precisa de ir a Espanha. Há por aí muitas clinicas onde tudo se processa a bom preço e nunca vi nenhum desses senhores nos tribunais) possa tomar a decisão sem correr riscos acrescidos.
Mas IVG só em último recurso. Uma maternidade responsável com acompanhamento paterno (e fala-se tão pouco nisso) é o que deverá ser defendido em primeirissimo lugar. Ser responsável faz parte do processo de crescimento e todos podemos crescer
Dona de Casa desesperada

11/2/07 4:39 PM

 
Blogger Juanna said...

Xalo, foi uma vergonha!! E pensar que eu fui à Figueira, de propósito, para votar!
Outros há q aos 25 ainda n estão recenseados, queres pior q isto?

12/2/07 5:18 AM

 
Blogger Juanna said...

Xalo, foi uma vergonha!! E pensar que eu fui à Figueira, de propósito, para votar!
Outros há q aos 25 ainda n estão recenseados, queres pior q isto?

12/2/07 5:18 AM

 
Blogger morenaflornosambadasaudade said...

Tinha acabado de escrever um post gigante que perdi com este novo sistema de sign up with your Google Account! Como decidi que o yoga me tem de servir para alguma coisa, respirei fundo 10 vezes e consegui não insultar o Mundo e a sua Mãe. Tento de novo. Começava mais ou menos assim:

Querido Gonçalo,

Partilho as tuas palavras nomeadamente em relação ao facto de, neste referendo, não ter sido possivel a um cidadão português a residir fora de Portugal, exercer o seu direito de voto. É inadmissível que se classifique o direito de voto/opinião de um cidadão como importante ou não importante, permitindo-lhe ou não votar no estrangeiro. É o mesmo que dizer: " Agora estás caladinha que esta corriquice resolve-se lá por casa."

Pois lá por casa as coisas não se resolveram como, aliás, nunca se resolvem. 60% de abstenção é ultrajante, vergonhoso e reflecte a ignorância e o "deixar andar" tão característicos da nossa Lusitânia Paixão!
Vê tu que ao lêr um diário brasileiro, me deparei com a seguinte notícia: "Portugal o mais pobre e conservador país da Europa decide sobre a questão do aborto."

naaa... não pode ser! A genti é tão aberta à mudança e ao progresso - basta que na nossa "vidinha" continue tudo na mesma! A genti ajunta-se pa ver o futebol e tudo! Já viram tamanha união? Nós somos assim, Lindos! Queridos! Fofos! Uma verdadeira família! A economia não é tudo, a genti vive deste amor que nos corre nas veias, uma coisa linda...só vista!

VIVA PORTUGAL!
VIVA O PROGRESSO! (o futebol, o desemprego, os centros das cidades degradados, as "favelas" de que não se fala, os hospitais a abarrotar, os cuidados da segurança social com idosos e crianças, o distrito do Porto que é o mais pobre de toda a Europa, VIVA! O elitismo de classes, os "senhores doutores" e os coitados, os shoppings e os espaços cinza-asfalto que deveriam ser verdes... VIVA! PORTUGAL É LINDO!

: a vidinha - VIVA!
: a cunha - VIVA!
: cada um que se desemerde como pode -VIVA!
: uma sociedade sem identidade colectiva (nem individual!) - VIVA!
: FIGOOOOOOOOO - VIVA!!!!!

Ora bem, mas temos sol, praia e tá tuda na boa! A genti deixa andar porque "a vida é mesmo assim", tem o seu rumo e vai sozinha..a gente observa e opina no café e pronto, já chega! Não vá o Diabo tecê-las eu fico é "queto" no meu canto e os outros que se lixem! Aborto? quê? Não, não vi e não sei quem é, chiça!! ...Agora fazem-me estas perguntas pá, olha questa! Anda aqui um gajo na sua "vidinha" e estes tipos, pá!.. Eu vejo mas é o meu filmezito na TB e ca se lixe, " a vida continua"... quero lá saber dos bebés dos outros ou dessas gajas (todas umas vadias que andam no bem bom e depois lixam-se! .. por acaso fui uma vez com a minha Maria a Badajoz mas, foi só uma vez e ninguém precisa de saber!)

AI TUGALÍ!!!
É um país onde se vive bem! Ora digam lá a verdade! É um paraíso, um cantinho do Céu, na Terra!!!humm..pensem só! Os Descobrimentos! O Vasquinho da gama! a Saudadi (ai! a saudade é uma coisa linda!). E tantas coisas bonitas para comprar às prestações com o Visa (ai! O Visa tb é uma coisa linda! diria que é quase um bem de primeira necessidade)...ahh! que bom que é viver em Portugal!

(suspiro)

Pois,...eu não vivo bem em Portugal! Porque assim, meus amigos, assim não dá! Acordem. Precisamos de recuperar os valores, a ética, a identidade, a responsabilidade social, a intervenção, o empreendorismo, a vontade de crescer, de aprender, de evoluír como portugueses mas, e principalmente, como homens e mulheres na nossa condição humana, consciente de mudança e de acção.

Desculpa Gonçalo, explodi! beijo**

12/2/07 7:40 AM

 
Blogger Tu(g)areg Porteño said...

E como se notou que explodiste!! Sismo em Lisboa e nuvens e descida de temperatura em Buenos Aires! :p

Fizeste bem em explodir! Se bem que agora estás espalhada por todo o lado...

12/2/07 8:32 AM

 

Post a Comment

<< Home