badge

O Império Contra-ataca. Primeiro o fim do mundo figurativo. Agora o fim do mundo literal. Não bem. Mas quase. Só um bocadinho mais a Norte.

Friday, October 13, 2006

Mouloudia Club d'Alger Vs USMA

Há quem diga que pelo comportamento no estádio de futebol se pode ter um pouco a noção da população desse país. Eu acho que não será bem assim mas pronto. Neste caso aplica-se. Aqui há dias fui ao Estádio Olímpico 5 Julliet (o estádio nacional) ver um derby de Argel. O Mouloudia, o Benfica cá do sítio porque é o que tem mais adeptos mas não ganha nada de jeito há anos, contra o USMA, um clube de Argel com poucos adeptos mas com uma equipa forte. E cedo se percebeu que não ia ser fácil. A ida em si, não o jogo.

Começou com a ida para o estádio. Trânsito infernal, do género do que vi no dia em que cá cheguei quando fui a Tipaza, janelas abertas, cd's com as músicas do Mouloudia aos berros, bandeiras, estandartes, tambores, foguetes... enfim... tudo.
Estacionámos o carro a uns 15 minutos a pé do estádio. O Sofiane avisou-nos desde o início para estarmos sempre junto dele para não termos problemas. Escusado será dizer que só não fui para o colo dele porque, ainda que estejamos num país onde os homens se cumprimentam com 4 beijos na cara e andam de mãos dadas na rua, não me parece que ficasse muito bem.

Já tinhamos os bilhetes, por isso foi seguir directo para os portões. E ainda bem que já os tinhamos. Porque o estádio estava a rebentar pelas costuras. Tanto que nem tivemos lugar nas cadeiras e tivemos que ficar sentados nos degraus. Diria que num estádio de capacidade para 80.000 pessoas estariam lá umas 95.000. Foi o que me disseram pelo menos.

À entrada pude perceber os receios do Sofiane. É que aqui, apesar de o bilhete custar 2 euros, continua a haver muita gente que tenta entrar à socapa. Se é que correr em magote em direcção ao portão, esmagar toda a gente que estiver pelo caminho, tentar fugir às bastonadas da polícia, saltar a grade e atravessar o portão evitando o segurança se pode chamar de entrar a socapa.
Facilmente se percebe porque é que ali a polícia troca a Kalashikov por um bastão (que é mais parecido com um tronco de árvore tal é a grossura). É que como as coisas se passam, se andassem com arma de fogo o estádio ia estar vazio. E não era porque as pessoas tivessem medo e não fossem... ficavam era todas à porta. Deitadas.
Ainda tive de escapar a 2 ou 3 bastonadas da polícia, o que felizmente consegui. Até que o Sofiane conseguiu chegar à grade, explicou ao segurança que estava com 3 amigos portugueses que estavam cá de passagem e lá conseguiu fazer-nos passar por uma porta VIP improvisada.

Uma vez lá dentro começamos a subir as escadas para ficarmos na bancada mais alta. Subimos e subimos e subimos mais ainda. Não sei quem foi o arquitecto que desenhou o estádio mas não lhe devem ter pago no fim. É que o amigo esqueceu-se, sei lá, de uma divisão importante num estádio: a casa de banho. É para verem. Uns não põe nenhuma. Os outros fazem do estádio um WC gigante. E esqueceu-se de outra coisa que se não é obrigatória é pelo menos simpática: Luzes nas escadas. Ora sem casa de banho para usar, está bom de ver que o argelino vai à procura de um local escurinho para aliviar o stress antes do jogo. Daí que foi complicado subir sei lá eu quantos lances de escada (eram mesmo muitos) às escuras, a tentar escapar aos riachos que não conseguia ver lá muito bem e a tentar respirar o menos possível. Não foi agradável...

Lá nos sentámos para ver o jogo. Um ambiente incrível. Imaginem 90 mil (porque do USMA nao estavam mais de 5 mil) a cantar aos berros as músicas. Foguetes, petardos e até very-lights voaram. Uma coisa como nunca vi. Mas sempre bem dispostos e nunca violentos. Aqui o futebol é mesmo uma festa.

Ora aqui está o lado esquerdo do estádio. Os rastos de fumo lá ao fundo são foguetes e very-lights acabados de lançar.

E agora o lado direito. Aquele espacinho mínimo ao lado que fica ao lado esquerdo do ecrã e por baixo daquela tarja vermelha eram os adeptos do USMA.

Vai começar o jogo.

E começou mal para o Mouloudia.


É fácil de perceber que o precalço dos primeiros minutos já foi corrigido. Não dá para descrever a loucura.

Não dá mesmo...

Eu (com a camisola do Mouloudia) e o Emanuel na festa do golo!!!

Está feito o empate!

Uns bons minutos depois do golo a fumarada continuava. Não se via nada...

Aí está!! É o 2 a 1!!!!!! Festa redobrada desta vez! Tão redobrada que nem consegui tirar fotos. Deixei-me levar pelo entusiasmo. Falhei. Peço desculpa!

Oooops....
(Já repararam no nome dos jogadores? Fácil de decorar hã?)


Penalty para o Mouloudia! Faltam 2 minutos para o fim! É agora!!!!
Ou não... a estrela da equipa, o 10, o Hadjadj falhou...


Final do jogo. 2-2. Podia ter sido melhor. Mas como não era o Porto foi um jogo divertido, com golos e um deles muito bom. Marcado de livre a meio do meio campo a fazer lembrar o "saudoso" Zé Carlos, antigo defesa central do FCP. É triste. Podia aqui dizer que me fez lembrar o Geraldão ou o Branco. Mas não me lembro deles no Porto... Atenção ao 12 do Mouloudia! Excelente jogador! Qualquer dia está a jogar em França e a dar cabeçadas a italianos. hehe


No final do jogo tudo servia como autocarro. Este até nem foi o pior dos casos mas as outras fotos n ficaram bem por causa do movimento. Mas posso dizer que havia carrinhas de caixa aberta com 20 pessoas em cima e camionetas como esta com tipos agarrados ao tejadilho e com os pés no pára-choques. Se partir uma perna não faz mal! A pé até casa é que não vou! Boa filosofia. O irónico é que estes transportes até são mais confortáveis e seguros que a maioria dos autocarros que apanhei aqui para ir para a EFACEC.

E pronto. Lá se foi mais um serão! Devo dizer que tirando o jogo (que foi bom e divertido) foi horrível. Ser esmagado, ter de subir as escadas com um aroma nauseabundo, quase levar porrada da polícia, estar em permanente risco de ser assaltado... enfim... uma desgraça. Se calhar por isso é que foi tão giro. hehe


2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

:-) Quem lê a descrição até julga que foi gargalhada do princípio ao fim! Mas, de facto, lendo o teu último parágrafo percebe-se o susto!
É óptimo apreciar o teu sentido de humor no meio do esmagamento, do horroroso e do nauseabundo!

Beijinhos :-)

P.S.Obviamente q as alusões ao SLB não me agradaram minimamente mas pronto, como não te vejo há quase 3 meses até te desculpo... ;-)

13/10/06 10:35 AM

 
Blogger morenaflornosambadasaudade said...

Adoro adoro adoro a tua estadia em Argel! (perdoa-me o sarcasmo!! ) mas...não consigo parar de rir! (adorava ver-te ao colo do Sofiane!!)
e depois,... lembro-me de ti, a correr atrás de um autocarro aos gritos, pelas ruas do Porto! já lá vão uns anitos...mas o que fica, é bom demais recordar!

para rir...para ter saudade!

um abraço*

13/10/06 3:42 PM

 

Post a Comment

<< Home