badge

O Império Contra-ataca. Primeiro o fim do mundo figurativo. Agora o fim do mundo literal. Não bem. Mas quase. Só um bocadinho mais a Norte.

Thursday, October 26, 2006

Olhar para um espelho para ver para trás sem ter de me virar. Juro que não é por preguiça! É para não perder a vista à frente.

Chegou a hora do referido balanço da experiência. Vai ser um post curto e sério, por isso, aconselho a clicarem na cruzinha lá de cima do lado direito e voltarem dentro de mais uns dias.

Antes que comecem os boatos como "Ena pá o rapaz até tem jeito para a fotografia" devo dizer que a foto é real mas o arrastamento é montagem. E nota-se bem. Photoshopada e da rafeira. Mas vendo bem este miserável blog não merece melhor.

27 de Julho de 2006. Aterro em Argel, por volta das 13h. Começou a aventura. Chegava com alguns receios e bastantes ilusões sobre o que estaria à minha espera. Tinha na ideia uma Argélia difícil, sem dúvida, mas engraçada, interessante e desafiante. A ideia desvanesceu-se rapidamente como foram percebendo. As coisas más para dizer iam-se acumulando sucessivamente e as boas eram raras. A ida a Tipaza não foi de certeza a melhor maneira de começar. Ou então até foi. Fosse por onde fosse dei de caras à primeira com os piores aspectos de Argel: O Vazio, a Insegurança (aqui simbolizada pela figura dos polícias armados de Kalashikov), a Sujidade e o Caos, os Ótarios e a Sociedade Obsoleta.O V.I.S.C.O.S.O., portanto. Sei que ao final desse primeiro dia, quando me deitei na cama a primeira coisa em que pensei foi “Onde é que eu vim parar?”. Logo surgiu a frase: “Oh meu Deus, vim parar ao fim do mundo!”. Daí o nome do blog.
Mas quem me conhece sabe que, acho eu, não sou de me deixar derrotar à primeira. À segunda talvez e à terceira de certeza. Mas à primeira acho que não. A menos que fosse contra o meu irmão. Quando eramos pequenos ele fazia a sua pausa nos estudos para treinar boxe e gastar as suas energias em mim. Ora a minha táctica aqui era estar derrotado à partida. O resultado é que a porta do quarto dele abria e eu já estava no chão do outro lado da casa a espernear e a chorar. Perdendo acabava por ganhar. Pelo menos ele desistia. Já não dava forra. Bem.... talvez também uma francesinha também me derrote à primeira. Se estou num dia em que não me apetece sair de casa, não saio mesmo. A menos que o tema seja francesinha. Aí derreto-me à primeira e lá vou eu. E estava aqui a pensar também que os meus tios, primos, tias, primas, irmão, irmã, pai, mãe, amigos, amigas, namorada, (aqui não há masculino), conhecidos, conhecidas, desconhecidos e desconhecidas me derrotam à primeira numa corrida de Karts. A culpa não é minha. Dão-me sempre o pior Kart. Aliás... dão-me um corta-relvas tal é a tendência que o veículo tem para ir para fora da pista. Não sou eu! Ele é que tem vontade própria.
Portanto, dizia eu, tirando nos descansos de estudo do meu irmão quando eramos crianças, tirando se o assunto for francesinha e esquecendo a hipótese de se tratar de uma corrida de karts, acho que não sou pessoa de desistir à primeira.
Decidi uma nova abordagem. Esqueci a casa com puffs, as chichas todas as noites, os cafés com dança do ventre e decidi encarar a desgraça com sentido de humor. E aí nasce o blog. A história, penso que a maioria de vocês foi acompanhando. Havia dias em que esta estratégia resultava e outros em que não. Mas lá ia fazendo a minha vida e o meu trabalho. O problema é que esta estratégia é um bocado como deixar de fumar. Estamos cheios de vontade ao início e resulta. Mas o entusiasmo vai-se perdendo e a coisa torna-se cada vez mais difícil. Ao fim de um tempo, e juntando já a vida complicada que tinhamos e mais algumas confusões que teimavam em acontecer todos os dias e em vir escarrapachadas nos jornais, o entusiasmo deu lugar ao desânimo e o desânimo trouxe a desmotivação. Ao fim de um mês e qualquer coisa já só pensava que nunca iria aguentar seis meses ali. Felizmente as coisas resolveram-se e acabei por conseguir mudar de país. Ainda por cima para a Argentina, onde tenho a certeza que me vou integrar bem a todos os níveis.
Posto isto, resta fazer um balanço. Acaba por ser aquilo que já disse antes. Tendo sido o tempo que foi, considero que valeu a pena. Aprendi coisas na Argélia. Se calhar pessoalmente aprendi mais ali que noutro sitio qualquer. Aprendi a ter capacidade de sofrimento e a viver com pouco. Re-aprendi francês e pude perceber melhor a maneira de pensar dos muçulmanos ditos normais e dos ditos extremistas. Mas acho que as coisas mais importantes que aprendi não tenho noção delas agora. Talvez daqui a uns tempos, quando a poeira assentar e as informações que trago de lá sedimentarem possa ver o efeito da Argélia em mim. O que posso dizer é que, repito, tendo saído agora, a experiência na Argélia valeu a pena. E muito. O problema é que estavamos a chegar a um ponto de estagnação. Sentia que o que o país tinha para me dar já me tinha dado. Senti que para a frente daquilo seria mais do mesmo. E isso é que não podia ser. Voltarei à Argélia certamente. Mas daqui a um bom par de dezenas de anos para poder ver as mudanças de um país que está a crescer muito rápidamente (dinheiro há e vontade também agora é só ver como eles fazem as coisas). E para poder conhecer o resto do país que me esteve vedado também. E para ir ao deserto. Sim porque deserto a sério não é na Tunisia ou em Marrocos. É na Argélia meus amigos.

Além de todo o conhecimento e vivências que trago comigo de Argel, trago também coisas más e más experiências. Mas provavelmente, serão essas que mais me ensinarão ao longo da vida. Mas acima de tudo trago comigo algumas pessoas que me ensinaram bastantes coisas e que guardo e levarei comigo para onde quer que vá.

Agora abrem-se as portas de uma nova aventura. Se tudo correr bem, parto do Porto dia 6 de Novembro para aterrar em Buenos Aires no dia 7, 22 horas depois (com escala em Frankfurt). É tempo de deixar o ventre e passar ao tango. É tempo de manter o francês e desenvolver o espanhol. É tempo de aprender coisas novas outra vez. E é tempo de, tal como na Argélia, dar novamente o melhor que posso e sei. Bora lá?

Ena pá! Afinal o balanço acabou por ser grandote. Mas ainda assim não teve piada. Portanto só se pode falar de meia mentira. hihi

12 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Há que contabilizar no teu balanço menos 9 kg, sem esforço (esforço, entenda-se privação de ingestão de alimentos, claro. porque acredito que tenha sido um grande esforço comer nalguns sítios...)! E isto não é publicidade enganosa... Se publicitares o teu emagrecimento, aposto que vais aumentar a emigração para a Argélia, ou não...

P.S. A namorada não te ganha na corrida de cortadores de relva, porque meia dúzia de calhaus são suficientes para torná-la uma maricas na estrada. :)

Beijinhos

26/10/06 5:23 PM

 
Blogger Tu(g)areg Porteño said...

A minha namorada é maricas? Raios! Só agora é que me dizes isso?

26/10/06 5:34 PM

 
Blogger Tu(g)areg Porteño said...

E não és maricas na estrada. Bem. Para começar não és maricas de todo. Quando muito és medricas. E não és medricas na estrada. És medricas na pista. Na estrada és uma verdadeira Fangia.

26/10/06 5:39 PM

 
Anonymous Anonymous said...

Pista?? Mas achas mesmo q correste numa pista? Pronto, estrada não era... Quanto muito seria um relvado porque é aí que rolam os cortadores de relva. Mas o tempo era de seca e a relva também não abundava. Uma pista armadilhada, pode ser? (Para justificar a mariquice ou a "medriquice"(mais conhecido por medo))

26/10/06 5:46 PM

 
Blogger Tu(g)areg Porteño said...

Pode-se dizer que fizemos... kartcross?

26/10/06 5:49 PM

 
Anonymous Anonymous said...

O quê??? Tu já andas a ver Morangos com Açucar?? Oh meu deus, tu vieste do fim do mundo e há coisas que não mudam...

26/10/06 5:51 PM

 
Blogger Tu(g)areg Porteño said...

Morangos com Açúcar? Não sei o que é isso! Não lhe pus os olhos em cima desde que cheguei (tirando aqueles 2 minutos uma vez em tua casa). Sou um homem novo. E já agora... existe mesmo uma coisa chamada kartcross?

26/10/06 5:54 PM

 
Anonymous Anonymous said...

És um homem novo porque não chegas a casa a tempo de ver o belo episódio, senão... Existe mas não é com cortadores de relva.

26/10/06 5:57 PM

 
Anonymous Anonymous said...

traidor!!!

30/10/06 7:34 AM

 
Blogger Tu(g)areg Porteño said...

Ahhhhh Rica! Não sejas assim... Afinal... o primeiro a trocar o Brasil por outro país foste tu :P E olha que não é o meu país natal. ha ha ha :P

30/10/06 10:26 AM

 
Blogger Hugo Veiga said...

Oi Garoto,
preciso de falar ctgo. Qual é o teu e-mail?
Abraço

30/10/06 3:30 PM

 
Anonymous Anonymous said...

Eu nao troquei, to apenas vivenciando outra cultura!!! Hhahahahah, e ainda assim é traidor!!! Mas ta, vo ver se antes de vc ainda te arranjo uma camisa do Brasil!!!

31/10/06 6:27 AM

 

Post a Comment

<< Home