badge

O Império Contra-ataca. Primeiro o fim do mundo figurativo. Agora o fim do mundo literal. Não bem. Mas quase. Só um bocadinho mais a Norte.

Tuesday, July 17, 2007

Dia 13 ::: 20-03-2007 ::: Bariloche

Bariloche: A cidade de que todos dizem bem. Foi com esta ideia que cheguei. Todos os argentinos falam de Bariloche e os turistas também.

A parte final da viagem até Bariloche faz-se pela famosa Ruta 40, que nos faz passar em El Bolson, a antiga cidade hippie argentina. O cenário é de bosques e mais bosques, árvores e mais árvores. Enfim... totalmente diferente da paisagem dos últimos dias. É passar do deserto para a floresta.

A chegada a Bariloche acontece de manhã bem cedo. Completamente perdido na data e nas horas à custa da quantidade de horas que dormi, estou meio azamboado. A sensação é semelhante à de uma directa. Mas a causa não é a falta de sono mas sim o excesso. Junto-me à Sonja que se revelou uma moçoila simpática porém um pouco mosca morta e sigo directamente para o hostel que os dois italianos já me haviam sugerido em Ushuaia: 1004. Um apartamento gigante, no último andar de um prédio bem central, com uma varanda fantástica sobre a cidade e sobre o lago. Boa escolha. Obrigado aos amigos da terra do fogo. Bom ambiente, imensos ingleses, alemães e holandeses. A noite vai ser divertida, parece-me. Digo a noite porque pelo que percebi a maioria dos hospedes está para ficar por um largo tempo pelo que não estão interessados em tours. O que até nem é mau. Parece-me um bom sitio para se passear sozinho.


Chegada. Eu e a simpática mosca morta.

Vista do hostel sobre o centro

Vista do hostel sobre o lago.

À tarde é hora do primeiro passeio pela cidade. Estava indeciso entre ficar 2 ou 3 dias em Bariloche. E para tirar essa dúvida, nada melhor que ver o que é que há para fazer por aqui. Estava mais inclinado para ficar 2 dias. O cenário parecia-me muito giro mas a paisagem é de certa forma igual à paisagem que se encontra na Baviera. De resto os primeiros habitantes de Bariloche eram alemães, o que explica as semelhanças. E eu já tinha tido a felicidade de conhecer o original. Bariloche era mais ou menos o que eu esperava. O centro, pelo menos. Casas de pedra e madeira, telhados bicudos, cidade aberta ao Lago e às montanhas que as rodeiam. Mas o facto de Bariloche ser a estância de Sky de eleição da Argentina, traz os seus dissabores. Fora desta zona mais central, os prédios amontoam-se de forma desorganizada e a cidade perde o seu encanto. Também já sabia que o melhor desta zona estava mais afastado da cidade. As excursões ficaram então decididas. Ou melhor, excursão. Porque não havia mais nada que me chamasse particularmente a atenção e porque o dinheiro se estava a ir embora a bom ritmo. Bosque dos Arrayanes e Isla Victoria seria então o passeio. Se depois tivesse tempo iria à Villa La Angostura, um pequenito povoado bem perto de Bariloche. Mas não apostava muito nisso. Continuava centrado na ideia de que aquilo era um bocado aquilo que já tinha visto quando fui a Munique e Baviera e estava mais interessado em ter tempo para ver bem outras zonas da Argentina e Chile. E Uyuni, o único e obrigatório ponto de paragem na Bolívia que não podia perder e não sabia ao certo quantos dias me ia ocupar.


A praça central onde são os paços do concelho.




O Hostel fica naquele prédio lá atrás. Bem lá em cima.

A noite passada tranquilamente, com boa onda. No convivio com os imensos ingleses que por ali andavam, dois dos quais ficaram em delirio por eu conhecer o clube da cidade deles: o Plymouth Argyle. E quando o tema é futebol e à conversa estão portugueses e ingleses fala-se em... claro. Mourinho, Euro 2004 e Mundial 2006. Esses espinhos atravessados na garganta dos ingleses.

E foi isto. Um dia de calma. Muita calma. Porque isto não pode ser só correr de excursão para excursão. Também é preciso aproveitar os sitios onde se está e as pessoas por quem se passa. Além disso o dia seguinte a alvorada era cedo e convinha dormir. O que consegui fazer incrivelmente pese embora o que dormi na viagem.

Há alguma coisa de muito errado neste mapa mundi que encontrei numa loja...


No mp3 - Sons de corrente eléctrica. O meu mp3 continua a demorar um dia para carregar...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home