badge

O Império Contra-ataca. Primeiro o fim do mundo figurativo. Agora o fim do mundo literal. Não bem. Mas quase. Só um bocadinho mais a Norte.

Friday, July 28, 2006

O objecto mais visto até agora!


Ora bem... eis o objecto mais visto nestas primeiras 24 horas. É uma Ak 47 e está ao peito de todos os polícias que fazem barreiras de 500 em 500 metros. Inspirador hein? hehehe

Primeiras sensações

Bem... cheguei ontem e posso dizer que estou em estado de choque. Isto é um país virado do avesso. O aeroporto engana. Novo, até engraçado faz-nos pensar que estamos a entrar num país árabe mas desenvolvido. O primeiro choque foi o calor. Assim que saí do aeroporto tive a vontade de voltar a entrar. Uma temperatura a rondar os 35 graus, um calor húmido, um ar irrespirável. Algumas senhoras de burka pedem esmola no caminho para o carro. Começamos a andar. Algum trânsito, algum caos mas nada que fizesse antever o que aí vinha. Começamos a entrar na cidade. Estou perante aquilo que parece ser uma gigantesca favela. andamos, andamos e andamos e os prédios continuam a ser velhos, as ruas muito feias e sujas. Os passeios em terra batida, areia por todo o lado. A paisagem é completamente árida. Chegamos a casa e vem o primeiro alívio: ar condicionado. Por mim já ficava ali. Saimos para a praia. A viagem para lá fez-se bem. Comprámos umas toalhas e ala para a areia. Ao chegar lá, areia suja, cheia de garrafas, papeis, cigarros, enfim... tudo. O mar era verde. Verde de rio. Verde de sujo. Enfim... só tive coragem de molhar as pernas. À minha volta era um filme à parte. Montes de crianças, montes delas. Parece que aqui cada casal tem uns 9 filhos. Na água, a maioria era rapaz. Entre visões fantásticas como raparigas a sair de Burka da água e polícias a passearem pela praia com MK (metrelhadoras) ao peito decidimos ir embora.´Já eram 8 da noite e o sol já se tinha posto atrás da montanha. O regresso foi um filme... 2 horas e meia para fazer 70 km em pára-arranca em que valia tudo. Até andar em contra mão ou de luzes apagadas. Não há faixas de rodagem, é o salve-se quem puder. Barreiras policiais de 500 em 500 metros.... enfim... um filme. Meio dia de argélia quase serve para eu ficar vacinado disto. Melhores dias virão!

Resta dizer que o Manel e o Emanuel têm sido fantásticos. Na companhia, simpatia e ajuda. Obrigado a eles também :)

Abreijos