badge

O Império Contra-ataca. Primeiro o fim do mundo figurativo. Agora o fim do mundo literal. Não bem. Mas quase. Só um bocadinho mais a Norte.

Saturday, September 30, 2006

Finalmente um exclusivo!!!

Hoje sinto-me importante. Trago-vos imagens em exclusivo. Imagens da feira Alger Electricity Expo 06. Três dias (mais dois para montagem e desmontagem) de trabalho árduo. Nem imaginam o filme...

As surpresas começam mal chegamos ao pavilhão, na véspera de começar a feira. O Stand que tinham guardado para nós não era o Stand que a EFACEC tinha alugado. Para piorar, este stand só tinha uma parede. Pode não parecer um problema importante mas é. É que eu tinha 9 posters para colar, sendo que cada poster era de um departamento diferente da empresa que havia pago uma determinada percentagem do stand e por isso tinha obrigatoriamente de estar representado. Apesar de só estar há 2 meses aqui já percebi que esta malta não trabalha a não ser que esteja sob intensa pressão. Tentei virar o caso a nosso favor. Uma vez que não nos tinham dado o nosso Stand decidi por o Material que a efacec tinha para exibição ao lado do stand. Supostamente não é permitido mas aquilo ainda é grande e ocupava muito espaço no stand. Entretanto chega o jovem da organização e diz que eu não posso por ali as coisas. E eu respondo... então dêem-me o Stand que a EFACEC encomendou. Como é obvio ele não o podia fazer porque esse stand não existia. Olhou para mim e disse... ok. deixa isso estar aí. Hehe! 1-0 para a EFACEC. Depois exigi umas paredes no stand. Disseram-me que nesse dia já não seria possível mas que no dia seguinte (o primeiro dia da feira) quando lá chegasse já estariam postas as paredes. Cheguei lá no dia seguinte às 8. Como é óbvio e de esperar... nada de paredes. A feira começava às 10h. Chamei o rapazito da organização. Nesta altura já o tinha pelos cabelos. Ele disse-me que iam pô-las imediatamente. Durante o resto de todo o dia, nada de paredes. E de hora a hora lá ia eu chatear o rapazito. Ele já não me podia ver à frente e posso dizer que era recíproco. Às 17h farto de me darem música decido ligar para a sede da empresa, no Dubai, e dizer à responsável pela feira na sede que iria processar a empresa. Uma hora depois, nada. Decidi falar com o presidente da Empresa Organizadora. Ameacei-os de processo com direito a indeminização pelo stand e pelos danos de imagem. Disse que as pessoas que ali estavam eram uma cambada de incompetentes. Passei-me. Mas resultou! No dia seguinte, conforme o presidente me havia prometido, lá estavam as paredes à minha espera. As paredes e três elementos da organização que fizeram questão de me acompanhar desde a porta do pavilhão até ao Stand. Posters colados, stand pronto no segundo dia. Acabaram os problemas, pensava eu. No final do segundo dia, uma chuva torrencial como nunca havia visto abate-se sobre Argel. Resultado? Inundação. O pavilhão deixava entrar água por tudo quanto era lado. Felizmente o nosso stand não foi muito afectado. Mas houve outros que ficaram completamente alagados. O resto da feira decorreu bem. Sem problemas e com muitos interessados. Ainda bem.

Entretanto resta dizer que houve uma coisa que me ajudou muito a ter o respeito da organização. Uma coisa que por acaso foi um pequeno erro deles. É que apesar da cara de puto, no meu cartão de identificação dizia... Communication Manager. Epá... senti-me importante. :P

Para a história ficou a frase: "I want my walls!!!"

Seguem-se as fotos.


Não sei se se consegue ler o erro que me deu estatuto



A inundação. O nosso stand está logo à direita da foto. Ainda se vê um bocadinho da parede.



A tenda Touareg que havia no recinto e que servia snacks. Foi aqui, entre sofás quase ao nível do chão, chichas e Shashukrah (sic) que fizemos os nossos almoços e recuperámos energias para os cinco dias desgastantes.

Não se preocupem. Estou a salvo mesmo que os amaricanos deslarguem a bomba.

É que apesar do seu aspecto de Chamuça, não é a mesma coisa. Também eu fui enganado por aquela capa de massa crocante em forma triangular. Quando comi, percebi que o recheio era doce de amêndoa e aquele aspecto brilhante do exterior não era óleo mas sim mel. Este é apenas mais um dos doces de Ramadão. É verdade, eles aqui comem imensos doces, particularmente nesta altura. Faz sentido, se percebermos que eles comem às 4 da manha (quando acordam para isso) e depois já só voltam a comer às 19:00. Há que meter açúcar para o bucho assim que possível. Não gostei. Mas pelo menos sempre foi agradável ver que existem bolos que não têm chocolate por estes lados.

Resumindo, podem os amaricanos deslargar a bomba que vai lá pelo cheiro a caril. Eu cá continuo seguro. :)


O dito doce, coca-cola e um iogurte que mais parece cimento. Os alimentos perfeitos para um lanche deprimente. Minhas ricas torradas da latina!

Mental note: Latina... o segundo sítio a ir quando chegar a Portugal. Melhor ser umas horas depois do primeiro porque a francesinha ainda demora a digerir.

Dois meses e 3 dias depois...

Decido partilhar convosco uma das minhas maiores saudades, que ocupa todo o meu desktop do meu user da EFACEC.


Mental note: É o primeiro sítio a visitar assim que voltar a Portugal. Acompanhado de uma bela Francesinha, claro. :)
P.S. - Mais giro é o desktop do meu user pessoal. Mas esse fica para mim :p

Wednesday, September 27, 2006

E eles querem ser o novo Dubai - LOL

Eis a segunda rubrica com continuidade neste blog. Está-se a tornar num hábito. Não tarda nada estou a fazer um blog sério. Já faltou mais.

Esta reabertura da rubrica "E eles querem ser o novo Dubai - LOL" surge com a cortesia inconsciente do meu novo amigo e futuro companheiro de pesadelo Miguel. Eu assumo. Roubei as fotos do site do Miguel e não tenho qualquer remorso. Afinal ele tem muito mais jeito que eu para a fotografia. E até teve direito a link para o Blog dele. Ora ter um link para o seu blog num Blog tão mundialmente conhecido como este(1) é, por si só, um motivo de orgulho para o Miguel. Não lhe paguei em dinheiro, pago-lhe em géneros. E ele fica a ganhar. Porque o Dinar não vale nada. Além disso ele já foi à Kasbah e eu ainda não. Por isso Miguel, Saha khoya (2) pelas fotos que tiraste e eu tão vergonhosamente te roubei.















Ora aqui está. Até podia parecer giro se fosse uma parte da cidade. Até podia ser turistico. Podia. Mas não é. Isto é, basciamente, a cidade inteira. O resto seria mais do mesmo. Em todo o caso aconselho a leitura dos posts. O Miguel faz uma excelente descrição do estado da cidade e das pessoas que a habitam que variam entre a extrema simpatia que nos comove, ao extremismo intolerável que não reconhece o direito à mais pequena diferença. Aqui há os que nos dão a sua cama se preciso for e os que reconhecem o direito unilateral de respeito: De nós para eles. O contrário já não é bem assim. Podem ler os relatos do Miguel acerca da sua ida relâmpago à Argélia aqui e aqui.


(1) - Devo dizer que este blog já foi visitado por gente a residir no Brasil, na Turquia e no Japão. Até há um gajo que está na Argélia que entra aqui muitas vezes. E vejam bem que até em Portugal o meu blog é conhecido!

(2)- Merci, mon frère.

Wednesday, September 20, 2006

Uma dúvida que me surgiu agora

Como é que vocês chamariam a um Coro gigante? E que sentidos poderia isso ter em calão?

Uma ajuda aos não tripeiros: Coro no calão imbicto não é utilizado em "Bater um coro à miúda do ginásio"(1) mas sim para dizer mentira. Posto isto voltem a ler a questão e façam as vossas apostas.

(1)- Significa "Dar música à rapariga do ginásio a ver se ganha alguma coisa anatómica com isso" em linguagem alfacinha.

Sunday, September 17, 2006

Nota à posteriori - Por favor não lhe retirem importância por ser à posteriori.

Deve-se dizer que tendo em conta todas as condicionantes que me levaram a estar ausente do blog, o principal motivo que me levou a actualizar as minhas histórias logo que possível foi a pressão sofrida por elemento bastante assíduo do mesmo. Caso contrário, os posts teriam surgido certamente. Mas não tão rapidamente e nesta quantidade. :P

Nova rubrica: E eles querem ser o Novo Dubai - LOL

Inicio aqui uma nova rubrica. Chama-se "E eles querem ser o Novo Dubai-LOL". Inicio esta rubrica pelos constantes comentários que recebo a dizer que pelas fotos isto até nem parece tão mau. Eu bem tento explicar que me esforço nas fotos, que a parte que se aproveita corresponde a 2% da cidade, mas ninguém acredita. Como tal começam as fotos menos belas e que correspondem à realidade de Argel. Quando digo que a única salvação desta cidade é deitar abaixo e construir tudo de novo falo a sério. Começo de uma maneira soft. Cá vai:



Mais tarde ganho coragem para tirar as fotos piores. É que não deve ser muito simpático eles verem-me a tirar fotos ao lixo, barracas, esgotos, etc etc etc.

Dispensa Argelina

Já que estamos a falar de animais...

AVISO: As imagens que se seguem podem provocar impressão, náusea ou até vómito em pessoas sensíveis a bicharada, nomeadamente rastejante.Devo dizer que eu tive de fazer este post de olhos fechados.


Ora como já é do conhecimento de todos, somos três a habitar naquela casa. No entanto ocasionalmente temos visitas. Temos algumas residentes permanentes chamadas formigas e outras residentes, graças a Deus não tão permanentes, que não são tão pequenas e simpáticas. Aqui vão umas fotos das nossas companheiras de casa. O mais chato é que não ajudam na renda.



É proibido apitar e... rebentar?!?!?!

Ora bem... num país que ainda não tem a estabilidade que gostaria mais vale andar sempre com um olho no burro e outro no Quaresma. Ora de vez em quando damos de caras com coisas no mínimo caricatas. Quando não é um Sr. Conselheiro do Sr. Embaixador que diz coisas que não batem a bota com a perdigota é outra coisa qualquer. No caso é um sinal. Demos com ele no Jardim Zoológico. Está um bocado apagado. Mal apagado. Um trabalho mal feito como a generalidade dos trabalhos feitos aqui na Argélia. Ainda dá para perceber. O de cima é um apito. E o de baixo? É aquilo que estamos a pensar que é? Vejam com os vossos próprios olhos.

Quando ir ao Zoo não é muito diferente de ir até à Baixa de Argel.

Aqui há umas duas ou três semanas fomos até ao Zoo. Finalmente tive todas as condições reunidas para poder partilhar estas fotos convosco. Tenho tempo, ligação à net, estabilidade na ligação para fazer o upload das fotos, paciência e vontade de falar. Portanto aqui fica a história.

Foi um dia giro. Era o aniversário do Manuel. Eu estava meio doente. Mesmo assim achámos que deviamos fazer alguma coisa de diferente. Afinal eram os anos do Manuel e o Zoo até parecia uma ideia engraçada. Estamos num país estranho. Devem lá ter uns animais estranhos pensámos nós. Umas serpentes, uns escorpiões, quem sabe até uns lagartos do deserto. Podia ser que até descobrissemos o "bicho mola" (uma história no mínimo hilariante que vos poderei contar um dia que nos foi contada por um colega nosso da EFACEC Algerie). Quando chegámos lá foi a desilusão total. Também deviamos ter desconfiado logo quando chegámos e pagámos mais pelo parque do carro que para entrar no zoo. Ainda assim vimos uns bichos. Um par de camelos, um leão e a sua esposa, uns quantos lamas e bastantes avestruzes. Ainda vimos uns bambis e uns macacos. Também andavam por lá gatos. Será que conta? Mas o que mais me impressionou foi que tinham imensos argelinos. E andavam à solta pelo parque. Não tinham gaiolas para eles. Não será perigoso? hehehe Aqui ficam umas fotos:

Eis o rei da selva. A esposa era tímida.

Esta é dedicada ao meu tio Nuno. Não sei se vai dar para o meter na mala. E também não me parece correcto privar um zoo tão fraquinho do seu animal mais engraçado. Mas se vir por aí algum à solta eu levo. O problema é que não há benfiquistas por aqui. (ok fico à espera das retaliações. Mas era só uma piada. Não uma ofensa).

O Bambi está cá. O Madjer não. Foi para os Emiratos Árabes Unidos. Pergunto eu: Quem foi mais inteligente?

Tiago! A mãe do Bambi também está cá e de boa saúde. Viste? Era só um filme. Escusavas de ter posto a chorar meio cinema.

Estes já não me lembro o que eram. Não são tão engraçados como os Argelinos. Mas parecem-me mais bem cheirosos.

Sabem o que é que a zebra diz à mosca? Diz: "Estás na minha lista negra!"



Voltando à teoria (mais uma vez relembro que é uma piada não um insulto) que cria uma relação entre camelos e vermelhos e tendo em conta a cor deste, acham que se trata do Eusébio ou do Mantorras? O camelo parece já ser velho. Mas isso não basta para decidir, uma vez que o King e o Kong devem ter mais ou menos a mesma idade. A diferença é que um diz e o outro não. Estão abertas as votações.

E pronto. Foi isto a ida ao Zoo. Tinha mais fotografias. Mas esgotaram-se os comentários pseudo-engraçados. Olha deixa lá. Fica para a próxima vez.

Rubrica: Reclamos, Neons e outras coisas giras do género.

Aos que pensavam que as minhas rubricas nunca tinham continuidade... aqui está a prova de que estavam enganados. Ok. Não estavam. Mas achei pertinente ressuscitar esta. Porque tenho mais fotos engraçadas. Tiradas, na rua e no Zoo. Aqui vão elas:










Esta é a minha preferida. Apanha um toldo de um mini-mercado árabe e, principalmente, o sinal STOP que há tanto tempo queria fotografar. São todos assim. Suponho que aquilo seja informação redobrada. Mas nem avisados duas vezes os argelinos respeitam este octógono vermelhinho só serve para lhes atrapalhar a visão.

O universo e a sua tendência para compensar as forças.

A boa notícia é que ao fim de quatro dias já temos net na COBA outra vez.
A má notícia é que temos o cano da banheira roto.

A boa notícia é que já vou poder actualizar o blog.
A má notícia é que o cano roto inundou a casa de banho da vizinha de baixo.

A boa notícia é que... ok não me ocorre mais nenhuma.
A má notícia é que não posso tomar banho.

Estou a perder 3-2. Alguém pode ligar para o call center do universo a avisá-los disso?

Bolas acabei de ler que o Sporting perdeu com o Paços com o golo de mão. Sendo assim isto são duas boas notícias numa. Agora o resultado virou completamente. Estou a ganhar 4-3. O que é que virá aí?

Monday, September 11, 2006

Have a break. Have a Hamoud Boulem.

Caros amigos... hoje foi o primeiro de três dias complicados. Bem sei que estou em dívida. Prometo recompensar brevemente.

Entretanto é com orgulho que vi no contador que cheguei finalmente às 10 visitas. Não, não me enganei. Disse mesmo 10. As outras 990 foram feitas por mim :P

Abreijos.